Pimenta no Reino

pimenta no reino dos outros é refresco!

Minha foto
Nome:
Local: United Kingdom

Veja aqui todas as distrações de um brasileiro jornalista perdido no Reino Unido. Para ver fotos, entre no endereco http://picasaweb.google.com/louraidan

domingo, junho 3

sou brasileiro

"Eu me identifico com este país, apesar de sua desmesura, assim que eu também devo ser desmedido para muitas cosas." Esta frase e' de um teologo cubano, em uma entrevista que acabei de ler na internet. Eu tomo ela pra mim emprestada para me referir ao Brasil. O pais nosso e' cheio dos problemas, e' pobreza, e' violencia, e' corrupcao...mas, como diz tb o padre sobre Cuba, eu nao conseguiria viver longe dele por muito tempo.

Acho que nao sou um brasileiro típico (se e' q existe brasileiro tipico), mas não sou outra coisa. E vi uma materia na Folha semana passada que me deixou mais orgulhoso ainda do Brasil. "Com exceção de imigrantes de primeira ou segunda geração, não existe nenhum brasileiro que não carregue um pouco de genética africana e ameríndia", afirmou o geneticista Sérgio Pena, professor titular de bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em entrevista à BBC Brasil.

E a ancestralidade africana e amerindia vem em sua grande maioria da parte materna. Era comum a relacao entre europeus (portugueses) e mulheres negras ou indias. Isso todo mundo sabia, mas o que o historiador Manolo Florentino, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acrescenta `a pesquisa realizada, e' que grande parte das relacoes entre o colonizador e o povo negro/indio que deram origem ao povo brasileiro nao foi forcada, como se costuma pensar.

Segundo o historiador, a maioria das relacoes eram entre portugueses pobres que vinham tentar a vida no Brasil e se envolviam afetivamente com indias e negras. A miscigenacao brasileira "e' muito mais uma história que reúne pobres amantes de cores diferentes do que violência e estupro", conclui.

Ou seja: somos todos filhos pobres, "de pobres amantes", somos uma mistureba total, somos brancos, negros e indios. E' bonito demais ser brasileiro, nao e', nao?

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Saudades do Brasil, meu caro?
Beijos!
Lud

1:57 PM  
Blogger louraidan larsen said...

eu? saudades? imagina! heheh

beijos!

9:13 PM  

Postar um comentário

<< Home